Com o desafio de implantar um sistema ERP em curto prazo, a AGS Holding opta pela solução de nuvem e surpreende-se com a praticidade e escalabilidade da solução, gerenciada pela M2 Solution.

A AGS precisava de infraestrutura para hospedar o sistema de ERP recém-adquirido pela empresa, o Log Fácil, desenvolvido pela ESL Sistemas.

“Pensávamos em instalar tudo internamente, já que não tínhamos a cultura da nuvem, mas o investimento na aquisição de servidores, licença de software, links para conexões das filiais e serviço de backup, segurança e outros custos indiretos nos causaram insegurança, já que o projeto tinha projeção de crescimento, o que demandaria mais investimento no futuro”, analisa Rafael Martins, responsável pelo TIC da AGS Holding.

A própria desenvolvedora nos recomendou a M2 Solution, que nos surpreendeu com a agilidade no atendimento e com a solução técnica para o problema.

“A solução padrão que os datacenters ofertam para os clientes de ERP é a conexão via VPN ou Terminal Service. A primeira gera lentidão pois depende do link de internet, e a segunda é mais cara, pois precisa licenciar por usuário, e ainda tem os problemas com impressoras, sem contar a incompatibilidade com qualquer dispositivo que não seja Windows. A Solução da M2 Solution é a virtualização da aplicação, que permite o acesso através de navegador Web, através de qualquer dispositivo conectado à internet, seja este computador, tablet ou celular, sem contar a velocidade. Isso sim é mobilidade”, afirma George Matias, diretor da M2 Solution.

Outro ponto a ser destacado é a escalabilidade. Após a implantação do sistema Log Fácil a AGS Holding precisou incrementar o número de usuários do sistema, e não precisou adquirir mais servidores, memória, disco ou qualquer licença de software.

“Contatamos a M2 Solution e informamos que precisávamos de mais usuários para acessar o ERP. Em 4 horas o sistema estava atualizado para nossa nova necessidade. Já havíamos nos surpreendido com a negociação, que durou apenas dois dias, sendo o primeiro de negociação e o segundo para implantação”, destaca Valéria Bittencourt, coordenadora de Marketing da empresa.

Segundo George Matias, esse tipo de solução é a tendência natural do mercado de computação em nuvem: “O cliente não pode mais comprar o serviço de datacenter e ter que procurar outra empresa para operacionalizar os dados, uma segunda para configurar as redes e uma terceira para administrar. O nosso diferencial é ofertar o projeto como serviço e acompanhar o cliente desde a sua implantação até a entrega final, para então monitorar a aplicação. Nós fazemos a interface com as desenvolvedoras e consultorias, de modo que nossos clientes não se preocupam nem com as atualizações de sistema, uma vez que a M2 interage com as empresas de software para que o impacto seja o mínimo possível na operação das empresas”, informa o executivo.

Além do Log Fácil, a M2 Solution disponibiliza a solução de virtualização às mais diversas aplicações do mercado, tornando a nuvem uma tecnologia acessível a todas as empresas.

Sobre a AGS

A AGS Logística, uma empresa da Holding AGS, disponibiliza serviços de transporte rodoviário especializado em cargas especiais, de grande porte e sensíveis, especialmente aeronaves, partes e peças. A empresa atua em todo o território nacional, com matriz na cidade de Arujá/SP, filiais em Manaus, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Macaé, além de representantes espalhados por todo o Brasil.